/
/
Comprar casa em Portugal: guia completo para adquirir a sua

9 de Janeiro, 2023

Comprar casa em Portugal: guia completo para adquirir a sua

Para comprar uma casa em Portugal será preciso ter um NIF - Número de Identificação Fiscal, além de passaporte ou cartão cidadão.
Visual do Porto: Comprar casa em Portugal
Leitura: 12 min

As dúvidas na hora de comprar uma casa existem em qualquer circunstância, mas quando se trata de adquirir um imóvel no exterior, elas podem ser ainda mais intimidantes. Seja em relação à documentação ou as formas de pagamento, comprar casa em Portugal pode ser mais fácil do que você imagina.

Neste artigo vamos solucionar todas as dúvidas e ajudar você a tomar a melhor decisão para a compra de um imóvel no país, confira.

Como um estrangeiro pode comprar casa em Portugal?

Comprar casa no país é um dos primeiros pensamentos de quem pretende morar em Portugal. A boa notícia é que pode ser mais simples do que parece a princípio.

Existem poucas diferenças na compra da casa por um estrangeiro ou português, o processo, de modo geral, é bastante semelhante. A principal diferença pode estar no financiamento, caso seja uma opção, uma vez que pode não haver uma relação como correntista em um banco português, o que faz a busca começar do zero.

A seguir apresentamos um passo a passo de como comprar casa em Portugal, confira:

1. Definir o que procura

O primeiro passo para comprar casa em Portugal é definir o que você busca no imóvel. Neste momento, você deve pensar tanto no aspecto do imóvel, como número de quartos, localização e estado de conservação da casa. Mas também deve abranger o aspecto financeiro, qual será o orçamento para o imóvel, ou seja, de quanto você dispõe para comprar uma casa.

2. Iniciar a busca pela casa

Buscar por um imóvel pode ser um processo um pouco trabalhoso, especialmente se você ainda estiver vivendo no exterior. Existem algumas maneiras de buscar por um imóvel, a mais tradicional, claro, é por uma imobiliária, com atendimento mais personalizado, o corretor pode ajudar a encontrar a casa ideal, com as características que você deseja.

Mas não limite a busca ao corretor, em Portugal existem bons sites de imóveis, tanto de aluguel quanto de compra, nos quais você pode encontrar boas oportunidades. Em alguns desses sites, inclusive, existem anúncios das próprias imobiliárias e muitos contam com uma apresentação em vídeo para além das fotos.

3. Visitar

A visita ao imóvel é essencial para uma compra de sucesso. Nesse momento aproveite para observar a região, seja para investimento ou para viver, a localização do imóvel é importante.

No imóvel, faça uma visita minuciosa, observe bem o prédio, o estado de conservação e possíveis problemas. Alguns problemas são comuns nos imóveis em Portugal, como o mofo — especialmente no inverno — por isso, observe bem a possível existência desses problemas nas paredes e armários.

4. Fechar as condições

As condições de compra podem variar muito e uma boa negociação pode fazer toda a diferença. Nesse momento, o corretor pode ser um bom auxiliar no processo de definir as condições.

5. Preparar a documentação

Antes de iniciar o processo de busca por um imóvel, é bom verificar os documentos necessários para a compra. Assim, no momento da negociação, estar com a documentação preparada facilita muito o andamento das negociações. A seguir apresentaremos em detalhes quais são eles, entre documentação pessoal e financeira, é bom ter tudo em ordem antes de começar.

Neste passo também inclua o contrato de compra e venda, essencial para oficializar as condições da compra e os detalhes da transação.

6. Transferir dinheiro ou pedir financiamento

O pagamento do imóvel é uma das etapas que gera maior dúvida nos compradores. Qual a melhor forma de transferir dinheiro para Portugal para comprar imóvel? É possível financiar sendo estrangeiro? São muitas as dúvidas, mas a transação é simples e pode sair mais barata pelas plataformas digitais. Você só precisa se planejar direito para verificar os limites da transação.

7. Fazer a escritura

Negociação concluída, pagamento definido, é hora de passar a documentação do imóvel para o seu nome. Quando o pagamento é realizado direto com o vendedor, basta estarem ambos presentes para a assinatura. Caso seja realizado o financiamento é necessária a presença de um representante do banco.

Agente imobiliário apresenta condições de financiamento
O financiamento ao comprar casa em Portugal pode ser uma excelente opção e com juros fixos.

Assinada a escritura, o imóvel é registrado no seu nome e pronto, a casa é oficialmente sua!

Quanto custa uma casa em Portugal, em média?

Varia muito, pode encontrar casas de 50 mil euros a mais de 2 milhões de euros. Os preços para comprar casa em Portugal vão depender de vários fatores, desde a cidade onde pretende adquirir o imóvel, até o tamanho e estado de conservação do mesmo.

No dia 12 de dezembro de 2022, realizamos uma busca no Imovirtual, por imóveis com tipologia T2, ou seja, com dois quartos, com até 70 m² em diferentes freguesias (bairros) das principais cidades de Portugal.

Todos os imóveis estão em bom estado de conservação e muitos deles já com mobília e prontos para serem habitados. Os preços variam muito de uma cidade para outra, mas estando no Porto e em Lisboa os imóveis são mais caros.

Segundo o relatório de evolução do preço das casas, desenvolvido pelo Idealista, em novembro de 2022, valor do metro quadrado para venda em Lisboa — considerando a cidade e não o distrito — fechou em 5.145€, enquanto o do Porto — também considerando a cidade e não o distrito — fechou em 3.188€.

Como é possível observar, a metragem em Lisboa é muito mais cara que nas demais cidades. Em algumas situações, é possível comprar um imóvel maior e mais confortável em cidades menores, ou até mesmo nas cidades perto de Lisboa, pelo mesmo preço de um apartamento pequeno na capital.

Lisboa

FreguesiaPreço
Alvalade296.000 a 1.255.000 euros
Estrela160.000 a 1.350.000 euros
Campo Oiapoque155.000 a 520.000 euros
Misericórdia195.000 a 895.000 euros
Parque das Nações214.000 a 369.000 euros
Santo Antônio265.000 a 1.050.000 euros
Santa Maria Maior160.000 a 990.000 euros

Confira também onde e como encontrar casas de luxo para venda em Lisboa.

Porto

FreguesiaPreço
Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde138.000 a 725.000 euros
Bonfim159 mil a 540.000 euros
Campanhã75.000 a 275.000 euros
Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória135.000 a 600.000 euros
Paranhos65.000 a 280.000 euros

Faro

Conselho/FreguesiaPreço
Faro – Sé e São Pedro120.000 a 364.000 euros
Albufeira – Albufeira e Olhos de Água125.000 a 640.000 euros
Portimão – Portimão106.000 a 453 mil euros

Braga

FreguesiaPreço
Maximinos, Sé e Cividade135.000 a 300.000 euros
São Victor215.000 a 280.000 euros
São José de São Lárzaro e São João do Souto128.000 a 220.000 euros

Onde procurar casas para comprar em Portugal?

A internet facilitou muito o processo de busca por um imóvel, especialmente quando a compra é em outro país. Entre os sites portugueses para compra de imóveis, os que mais se destacam são o Imovirtual e o Casa Sapo.

Em ambos os sites é possível filtrar pela cidade, preço e outras características do imóvel. Com anúncios sempre atualizados, ambos concentram publicações tanto de proprietários quanto de imobiliárias, assim, é possível encontrar uma ampla oferta de imóveis e selecionar conforme os seus objetivos.

Casas no Porto, Portugal.
Agenda uma visita antes de comprar casa em Portugal é de extrema importância para evitar surpresas desagradáveis com o imóvel.

Entre as imobiliárias, as duas principais com atuação em todo o país são a Remax e a Era. Também é possível realizar uma busca pelos sites e encontrar anúncios atualizados de imóveis pelo país. Por serem as maiores do país, você encontra uma ampla oferta de imóveis para venda e, se preferir, pode contar com um atendimento mais personalizado dos corretores.

Como são as casas em Portugal?

Vale se atentar a algumas curiosidades sobre as casas em Portugal, pois ela são um pouco diferentes do Brasil, tanto em termos arquitetônicos quanto de funcionalidade. Veja algumas delas antes de comprar casa em Portugal.

Janela só de um lado

É comum que os apartamentos em Portugal tenham apenas um lado com janelas (a menos que sejam de esquina). Os prédios, na sua maioria, são construídos colados um no outro, dessa forma, existem janelas apenas em um dos lados.

Proteção contra o frio

Outra diferença está na preparação das casas para o frio. Em Portugal, muitas casas tem janelas com vidros duplos, que ajudam a reduzir a perda de calor no imóvel, no inverno essa característica é essencial. Assim como o sistema de aquecimento, atualmente, muitas casas contam com ar condicionado de dupla função, que aquecem e esfriam o ambiente.

Banheiro sem janela

Não se assuste se encontrar banheiros sem janelas. Quando falei que as casas têm apenas uma frente dá para entender um pouco a questão, quem vai querer perder espaço de luz natural com um banheiro? Desta forma, é comum que os banheiros tenham sistemas de exaustores, que retiram a condensação da água quente. Um exaustor de qualidade é essencial, especialmente para evitar os mofos que acompanham a umidade.

Veja alguns cuidados com a casa em Portugal que você precisa ter atenção ao comprar um imóvel no país.

Nomenclatura

Mas existe ainda uma diferença fundamental na nomenclatura, as casas e apartamentos são denominados pela tipologia, ou seja, você vai encontrar imóveis com a designação T acompanhado de um número.

Esse número em questão é o número de quartos, assim, existem T1, T2, T3, etc. Um T0 corresponde a uma estúdio no Brasil. Já um T1+1 corresponde a um apartamento de um quarto, mais um cômodo que pode ser feito de quarto, mas que provavelmente não tem janela (aquela diferença que falamos antes).

Como funciona o financiamento de imóveis em Portugal?

Financiar o imóvel em Portugal é uma boa oportunidade para quem pretende comprar.

Se você pretende fazer um financiamento para comprar casa em Portugal, o primeiro passo é buscar por um banco. Existem grandes instituições bancárias no país, faça uma simulação no site do banco escolhido e verifique as condições. A análise de crédito varia muito de um banco para outro, por isso, é bom pesquisar as instituições com bastante calma para escolher a que oferece a melhor condição para você.

Tem como comprar casa em Portugal morando no exterior?

Sim. É possível comprar casa em Portugal ainda morando em outro país, mas você vai precisar de um profissional no país para intermediar o processo. Um dos requisitos para comprar casa em Portugal é ter o Número de Identificação Fiscal (NIF).

Cuidado ao comprar um imóvel a distância, se possível visite-o antes de concluir a compra, é um investimento alto e não conhecer pessoalmente pode ser arriscado. Por isso, planeje-se e antes de finalizar a negociação faça uma visita a Portugal e ao imóvel.

O que é necessário para comprar uma casa em Portugal?

O primeiro item essencial para comprar um imóvel em Portugal é o Número de Identificação Fiscal, o NIF, que citamos anteriormente. Esse documento é essencial para conseguir realizar a transação no país. Para solicitar o NIF você deve ir às Finanças em Portugal.

Além disso, é preciso apresentar a sua documentação pessoal, que pode ser o passaporte, caso ainda não tenha residência no país. A autorização de residência em Portugal também pode ser usada no processo, ou ainda, o cartão de cidadão, para quem tem cidadania europeia.

Você também precisará apresentar os comprovativos de rendimento, para a negociação. Caso ainda esteja no exterior, deve apresentar a declaração de impostos do seu país e outros documentos que ajudem a comprovar os seus rendimentos.

Outros documentos importantes para comprar casa em Portugal

  • Certidão do Registro Predial: é a certidão de teor, utilizada para confirmar a legitimidade do proprietário e do comprador;
  • Caderneta Predial: comprovando a atual situação fiscal do imóvel (esse documento deve ser solicitado no serviço de Finanças);
  • Licença de Utilização: serve para dizer qual será a finalidade do imóvel e deve ser solicitada na junta de freguesia local;
  • Ficha Técnica de Habitação: descreve todas as características técnicas do imóvel.

Como transferir dinheiro para Portugal para comprar imóvel?

Existem muitas formas de enviar dinheiro para Portugal, mas quando se trata de montantes elevados para remessas internacionais, é natural que existam muitas dúvidas. Entre as principais maneiras estão os bancos e as plataformas digitais.

Entre as plataformas de envio de dinheiro internacional, recomendamos especialmente a Remessa Online, que oferece boas condições de envio e taxas baixas, se comparadas a outras instituições financeiras.

Geralmente as plataformas apresentam limites de envios para o exterior, para elevar o limite de envio, você precisa realizar o cadastro completo da Remessa Online e comprovar o seu rendimento. Por exemplo, se você vender um imóvel no Brasil, pode enviar os comprovativos para conseguir elevar os limites e enviar um montante maior para Portugal.

Outra plataforma digital que vale a pena conferir é a Wise, que também disponibiliza boas opções de taxas para envios de um montante mais alto e mediante a comprovação de rendimentos.

Por último, você também pode enviar dinheiro para o exterior pelo banco. Nesse caso, deve consultar as condições do banco no qual tem conta. Mas fique atento, além de taxas mais elevadas, a cotação da moeda pode não ser muito favorável pelas instituições bancárias.

Onde comprar casa em Portugal?

Apesar de ser um país pequeno, Portugal é bastante diverso, existem regiões mais ensolaradas, como nas cidades do Algarve, regiões mais frias e chuvosas, como o Norte, regiões mais rurais, como o Alentejo e regiões mais cosmopolitas, como Lisboa. Por isso, e preciso avaliar bem o que você pretende ao comprar uma casa em Portugal.

Uma dica é conhecer as cidades, ou seja, faça uma lista de possíveis locais onde gostaria de viver e passe um tempo em Portugal para conhecê-las. Assim, você consegue delimitar melhor o que agrada e o que está no estilo de vida que pretende levar no país.

Consultor imobiliário para comprar casa em Portugal
Para quem planeja comprar casa ainda no Brasil, o consultor imobiliário se torna indispensável.

Em cidades mais turísticas, como Porto e Lisboa, os preços são mais elevados, mas nos arredores dessas cidades, na chamada região metropolitana, é possível comprar imóveis bons, maiores e com melhores preços.

Se o objetivo é comprar um imóvel para investir, o ideal é que seja nos grandes centros, seja para aluguel de curta temporada ou para residência, são nas principais cidades que estão as grandes demandas e você pode conseguir um retorno mais rápido no investimento.

Descubra 8 cidades pequenas para viver bem em Portugal.

Autorização de residência através de compra de imóvel em Portugal

Dependendo do valor que você pretende comprar casa em Portugal e da localização, é possível solicitar o visto de residência permanente ou Golden Visa. Saiba tudo sobre o assunto neste artigo.

Se você precisa de ajuda para comprar casa em Portugal, desde encontrar a casa perfeita, encontrar a melhor solução de financiamento ou até mesmo rentabilizar o imóvel, indicamos obter ajuda de uma consultoria especializada na área. A Atlantic Bridge poderá te ajudar nisso!

Vale a pena comprar casa em Portugal?

Sim. Especialmente para quem pretende financiar.

Em Portugal, o financiamento imobiliário é muito atrativo, vale mais a pena comprar um imóvel do que alugar. O valor mensal de um financiamento é menor que o pago nos aluguéis, que sofrem com a pressão turística. Em Portugal, muitas instituições oferecem juros fixos ou mistos, nos quais é possível saber o valor a ser pago do início ao fim do empréstimo.

Casas a venda em Portugal baratas, ainda existem?

Existem, mas é possível que você só encontre um imóvel barato para morar no interior de Portugal. Nos distritos de Viseu, Vila Real, Beja — no Alentejo, entre outros, é possível encontrar imóveis a partir de 60 mil euros considerando um T2 de até 70m². Porém, não há muita oferta de imóveis.

Em Viseu, por exemplo, encontramos apartamentos com essas características, entre 61 e 150 mil euros. Em Évora, encontramos alguns imóveis completamente acabados que precisam de uma excelente reforma, na faixa de 15 a 20 mil euros, e alguns apartamentos habitáveis na faixa de 90 a 180 mil euros. Já em Vila Real, encontramos apartamentos na faixa de 80 a 90 mil euros.

Mas você deve ponderar a qualidade de vida e oportunidades de trabalho nessas regiões, elas são menos desenvolvidas e pode não ser o melhor investimento.

Outra possibilidade é comprar imóveis mais antigos em regiões melhores, um apartamento de dois quartos antigo, sem nenhuma reforma, no Porto, pode ser comprado por cerca de 100 mil euros. Você vai precisar investir no imóvel e fazer boas reformas, mas é uma boa oportunidade.

Dúvidas frequentes sobre comprar casa em Portugal

Separamos quatro dúvidas bem frequentes entre os nossos leitores para respondê-las de forma bem simples.

Quais os impostos na compra de casa em Portugal?

Pagar imposto ao comprar casa em Portugal é comum, assim como acontece no Brasil. Os impostos em Portugal que incidem nesse tipo de transação são:

  • IMI — Imposto Municipal sobre Imóveis, pago anualmente;
  • IMT — Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, pago apenas na compra e sobre o valor declarado na escritura;
  • Imposto de Selo, incide sobre todos os documentos, contratos, títulos, escrituras, etc.

Como comprar casa em Portugal a partir do Brasil?

Você tem a opção de utilizar os sites específicos de compra e venda de imóveis, como falamos ao longo do artigo, tais como:

Assim como pode procurar através das imobiliárias e contar com a ajuda de um corretor. Há também o projeto Chaves na Mão, que pode ser de grande ajuda para quem busca comprar casa em Portugal estando no Brasil.

Como comprar casa a vista em Portugal?

Basta ter o dinheiro suficiente para realizar o pagamento do imóvel. No início deste artigo, listamos alguns documentos que serão necessários para comprar casa em Portugal. Você vai precisar apresentar um comprovante de onde vem esse dinheiro, assim como vai precisar utilizar plataformas de envio para fazer a remessa de dinheiro para Portugal. Por norma do Banco Central, as plataformas vão pedir para que você envie a sua declaração de imposto de renda para verificar se o dinheiro é legal.

Artigo de autoria de Lívia Tostes e Carolina Sanches, originalmente publicado no site EuroDicas.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Autor:

Atlantic Bridge

Você pode gostar também:

Mercado imobiliário português em 2019: entenda a valorização no país

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 5 min

16 de Abril, 2019

Meet 10 good and cheap cities to live in Portugal with excellent quality of life and infrastructure.

10 Cidades Boas e Baratas para Viver em Portugal

Conheça 10 cidades boas e baratas para viver em Portugal com excelente qualidade de vida e infra-estrutura.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 16 min

3 de Janeiro, 2023

Praia do Algarve, famosa e ensolarada graças ao clima em Portugal

Clima em Portugal por Estações do Ano e Regiões do País

Descubra o clima em Portugal ao longo das estações do ano e nas diferentes regiões do país: de praias ensolaradas a montanhas nevadas!

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

4 de Março, 2024

Ouro, Pedras Preciosas e Filigrana Portuguesa: Conheça a sua História

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 10 min

10 de Agosto, 2023

Portugal foi classificado como um dos dez melhores destinos de luxo do mundo

Portugal Entre os Dez Principais Destinos de Luxo do Mundo

Portugal foi classificado como um dos dez melhores destinos de luxo do mundo, de acordo com a Condé Nast. O estudo mostrou que 38% destes viajantes de luxo têm a intenção de gastar até oito mil euros por pessoa em suas férias.

Autor:

Atlantic Bridge

Leitura: 3 min

15 de Junho, 2023

Explore Portugal Visa Options: Tourism

Visto para Portugal: Qual o Ideal para Sua Estadia?

Descubra o visto ideal para Portugal em sua estadia. Tipos de visto explicados: turismo, estudo, trabalho. Facilite sua viagem!

Silvia Resende

Autor:

Silvia Resende

Leitura: 17 min

25 de Agosto, 2023