Portugal não está indiferente ao que se passa na Ucrânia e a sociedade civil está a contribuir de todas as maneiras possíveis. As manifestações em defesa da Ucrânia e em protesto contra o Governo Russo têm sido diárias no país. Muitas delas têm acontecido em frente à Embaixada da Rússia, em Lisboa, e do Consulado Russo, no Porto.
Os pontos de coleta de bens essenciais estão espalhados por todo país. Em cada cidade, centenas de pessoas se reúnem todos os dias para ajudar os refugiados, recolher e organizando doações e encontrando meios de fazer chegar aos que precisam. Uma grande corrente de solidariedade se formou em Portugal. Você também pode ajudar.

Oferecer emprego

Portugal for Ukraine é uma iniciativa do Governo para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em território nacional. Através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), as empresas podem manifestar a intenção de recrutar cidadãos ucranianos.  Basta preencher este formulário.

Fazer transporte e acolhimento de refugiados

 A plataforma wehelpukraine.org, criada por um professor português que ensina em Londres, tem sido o ponto de convergência digital de maior parte da ajuda oferecida por portugueses. Através dela, é possível acolher famílias e ajudar no transporte destas até Portugal.

Ser voluntário em plataformas de apoio conjunto

Nos últimos dias foram criadas inúmeras plataformas digitais para conectar quem quer ajudar com quem precisa ser ajudado. Veja aqui algumas delas:
Prykhystok – plataforma para oferecer/buscar alojamento. Também fornece ajuda para os que não conseguiram abandonar o território ucraniano.
First Contact  – reune informações atualizadas sobre como sair da Ucrânia, territórios ocupados e dados sobre as fronteiras. Também informa como pedir ajuda a países vizinho e ajudar no transporte de refugiados…  Também divulga o endereço de  grupos humanitários que apoiam os ucranianos.
Ukraine Now – através deste website é possível oferecer ajuda de qualquer tipo. Basta dizer quais as suas habilidades ou profissão e uma equipe irá lhe encaminhar para o setor onde poderá ser mais útil.

Doar dinheiro 

A Unicef  está recolhendo doações em dinheiro para auxiliar no transporte de água e mantimentos, cuidados médicos e formação psicossocial aos profissionais que estão a lidar diretamente com as vítimas dos conflitos. A organização conta atualmente com mais de  140 membros espalhados por várias regiões da Ucrânia a proporcionar ajuda humanitária, dia e noite, especialmente às crianças.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha tem recolhido donativos através do site: https://www.icrc.org/en/donate/ukraine

A Universidade de Coimbra -UC- uniu forças com a Universidade de Iasi, cidade do nordeste da Roménia (a cerca de 160 km da fronteira com a Ucrânia). Está recebendo donativos financeiros através desta conta conjunta:
IBAN RO76BRDE240SV78361832400
Beneficiário: Fundația Alumni – Universitatea Alexandru Ioan Cuza din Iasi;
Código de Identificação Fiscal: 21591880;
Banco: BRD – Groupe Société Générale;
SWIFT: BRDEROBU; BIC: BRDE

A UC também formou parceria com a Embaixada da Moldávia localizada em Portugal. A Moldávia partilha cerca de 900 km de fronteira com o sudoeste ucraniano, está ajudando os refugiados. Os donativos em EUR podem ser realizados para:
IBAN MD14NBPBBP144121A01344QI
Beneficiário: Ministry of Finance of the Republic of Moldova – State Treasury;
Código de beneficiário fiscal 1006601000037;
Banco: National Bank of Moldova;
SWIFT: NBMDMD2X

A organização não governamental e sem fins lucrativos People in Need está baseada na iniciativa de centenas de voluntários, tanto na República Checa como em dezenas de outros países. Para ajudar, acesse o site: https://www.peopleinneed.net/

O Banco Nacional da Ucrânia decidiu abrir uma conta especial para angariar fundos em apoio às Forças Armadas da Ucrânia. Para inscrever fundos em EUR:
Código SWIFT NBU: NBUA KILL UX\n
BANCO FEDERAL DO ALEMÃO, Frankfurt
Código SWIFT: MARKDEFF
Conta: 5040040066
IBAN DE05504000005040040066
Wilhelm-Epsteinn-Strabe 14, 60431 Frankfurt Am Main, Alemanha
Crédito em conta UA8430000100000047330992708

Dar ajuda jurídica

Os advogados também podem oferecer apoio aos refugiados. É possível ajudar com aconselhamento jurídico para a entrada e permanência em Portugal, além de certificação de documentos, autorizações para menores, entre outros.
Caso pretenda voluntariar-se para prestar esse serviço “pro bono” e integrar a presente lista deve contactar a Ordem dos Advogados através do endereço cons.geral@cg.oa.pt .

Doar bens essenciais

Qualquer pessoa pode ajudar doando bens essenciais. A relação de itens necessários é grande. Quem quiser fazer doações deve consultar as associações para perceber as necessidades em cada uma delas. Medicamentos, produtos de higiene e alimentos são a prioridade.

Onde Entregar Doações

A coleta está sendo feita em centenas de pontos de apoio, como escolas, igrejas, centros comunitários, associações e também empresas. A Embaixada da Ucrânia na República Portuguesa tem divulgado diariamente em sua página do Facebook como a comunidade pode ajudar. O Consulado da Ucrânia no Porto também tem feito essa comunicação através de suas redes sociais. Reunimos outros postos de coleta:

Viseu

Quem: Câmara Municipal de Viseu juntamente com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu.
O quê: medicamentos e artigos medicinais (como compressas), alimentos não perecíveis, roupa de criança, mantas e artigos de higiene pessoal.
Onde entregar: Loja Solidária do IPV de segunda a sexta-feira.

Braga

Quem: Projecto Braga SOS Ucrânia foram criados vários os pontos de recolha.
O quê: Artigos de saúde, bens para criança (como por exemplo toalhitas e leite em pó), produtos de higiene e roupa térmica.
Onde entregar: Na sua página do Instagram estão disponíveis todos os locais, horas e dias em que as recolhas terão lugar. O contacto é o 91 289 58 60. 

Porto

Quem: Igreja Ortodoxa São Pantaleão
O quê: fraldas, comida para bebé, enlatados e medicamentos.
Onde entregar: A recolha decorre diariamente das 17h às 20h e o contacto disponibilizado é o 96 152 66 46.

Quem: Juntas de Freguesia do Porto
O quê:  roupa quente, calçado, bens alimentares não perecíveis, medicamentos e produtos de higiene.
Onde: sedes das juntas de freguesia. 

Matosinhos

Quem: Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos
O quê: roupas, medicamentos, ligaduras e cobertores
Onde entregar: edifícios das juntas de freguesia envolvidas, Senhora da Hora/São Mamede, Matosinhos/Leça da Palmeira e na sede da própria associação.

Quem: Associação Amizade – Imigrantes de Gondomar
O quê: medicamentos, kits de primeiros socorros, bens alimentares enlatados e produtos de higiene pessoal para adultos e bebés.
Onde entregar: na própria associação (instalada na cave do edifício da Junta de Freguesia de Rio Tinto) ou na Junta de Freguesia de Ermesinde. Na primeira, as entregas decorrem de segunda a sexta, das 9h às 12h e, na segunda, das 9h às 12h e das 14h às 17h, também durante a semana.

Póvoa de Varzim

Quem: Oksana Maia, ucraniana radicada na Póvoa de Varzim
O quê: como luvas, compressas, antissépticos, ligaduras, canadianas e xaropes para crianças), pilhas, lanternas, garrafas e roupa térmica, fraldas, barras energéticas, conservas, pensos higiénicos, entre outros.
Onde entregar: armazém do Lions Clube, na Zona Industrial de Amorim. Pedem-se medicamentos, material médico.

Vila Nova de Gaia

Quem: Seminário Cristo Rei
O quê: garrafas de água, colchões (yoga mat), kits de primeiros socorros e dinheiro. Não estão a receber, temporariamente, roupa nem alimentos para bebés e crianças.
Onde entregar: Visconde das Devesas,  684, diariamente das 9h às 21h.

Leiria

Quem: Câmara Municipal de Leiria
O quê: produtos de higiene (de higiene pessoal, desinfectantes, fraldas…), roupa térmica, medicamentos e kits de primeiros socorros, lanternas, rádios, powerbanks e pilhas.
Onde entregar: nas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, nos quartéis de bombeiros de Leiria, Maceira, Ortigosa e Monte Redondo e também no Estádio Municipal de Leiria a partir da passada segunda-feira entre as 17h e as 22h.

Batalha

Quem: Comunidade Ortodoxa Ucraniana de Leiria
O quê: bens alimentares.
Onde entregar: no Centro Paroquial da Batalha durante os dias de semana das 18h30 às 20h30 e ao fim-de-semana das 9h às 12h e das 16h às 20h.

Fundão

Quem: Município de Fundão, no distrito de Castelo Branco
O quê: bens solicitados são: cobertores, roupa, bens alimentares não perecíveis, leite em pó, fraldas e medicamentos.
Onde entregar: Centro das Migrações do Fundão (Seminário do Fundão), entre as 8h e as 20h.

Lisboa

Quem: Junta de Freguesia da Ajuda
O quê: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos.
Onde entregar: Pavilhão Multiusos da Ajuda, ao lado do Pingo doce.

Almada

Quem: Câmara Municipal de Almada, em parceria com as Juntas de Freguesia,
Onde entregar: os pontos de recolha são atualizados no site da câmara e localizam-se em Vale Figueira Parque, Charneca de Caparica, Sobreda de Caparica, Freguesia da Costa de Caparica, União de Freguesias Caparica/Trafaria, União de Freguesias Almada/Pragal/Cova da Piedade/ Cacilhas e União de Freguesias Laranjeiro/Feijó.

Setúbal

Quem: Associação Anjos de Misericórdia
O quê: medicamentos, comida, sacos cama e kits de primeiros socorros.
Onde entregar: combinar através dos contactos 92 022 24 31 e 93 053 37 52

Faro

Quem: Associação dos Ucranianos no Algarve
O quê: medicamentos e produtos médicos (como desinfectantes e cremes cicatrizantes), medicação do dia a dia (cardíaca, gástrica, renal…), alimentos com grandes prazos de validade, produtos de higiene e bens domésticos (como lanternas, roupa interior térmica, meias, esteiras).
Onde entregar: os pontos de recolha são atualizados diariamente na página do facebook da associação. Mais contactos disponíveis: 96 716 72 57 e 96 977 35 92.​

Açores

Quem: Associação de Ténis dos Açores em Ponta Delgada
O quê: Bens essenciais
Onde: no local