Cada vez mais, os americanos estão planejando deixar o país em busca de melhores condições de vida em outra parte do planeta. Especialmente após o aparecimento do Covid-19. A pandemia aumentou ainda mais a lista de razões para uma mudança de lar. 

Por Que Deixar Os Estados Unidos?

As queixas dos americanos são muitas: em zonas onde há trabalhos suficientes a habitação é cara. Quando há boa infraestrutura, os impostos são proibitivos. Se os impostos são baixos, os serviços públicos deixam a desejar. Por vezes, o deslocamento para outras regiões é difícil. Ou o clima não ajuda. A saúde nos Estados Unidos custa caro. A política local também não agrada a muitos. 

Entre todas as razões, uma se destaca: grande parte dos americanos quer usufruir melhor dos valores de suas aposentadorias em lugares com custo de vida mais baixo, clima ameno, e acesso a serviços públicos de qualidade: locais onde é fácil se sentir mais saudável, mais feliz e menos estressado do que nos Estados Unidos. Um desejo que pode ser facilmente realizado, e não apenas por cidadãos ricos. 

Não existem dados estatísticos oficiais sobre os números de emigração nos Estados Unidos, mas é possível encontrar algumas pesquisas que mostram que o desejo de viver como expatriado tem conquistado cada vez mais americanos. A International Living, publicação criada nos EUA para orientar pessoas que desejam mudar de país, viu o acesso ao seu site crescer 1.600% no início da pandemia de Covid-19.

SCHEDULE A FREE CONSULTATION

Portugal Como Um Dos Destinos Favoritos

Durante algum tempo, muitos americanos consideravam a Nova Zelândia como destino para viver. Em 2020, segundo o Immigration New Zealand, um total de 250.000 americanos estudaram como deixar os EUA e mudar-se para a ilha do Pacífico. No entanto, cada vez mais os americanos percebem que existem opções mais próximas, menos dispendiosas, e com requisitos de visto bem mais fáceis de cumprir. Como Portugal. 

O mais recente Índice Global de Aposentadoria aponta que Portugal é o 4º melhor país do mundo para viver aposentado, em 2022. O país subiu uma colocação em relação ao ano passado, e atualmente está atrás apenas para o Panamá, Costa Rica e México. Ou seja, Portugal é o melhor país na Europa para viver como aposentado em 2022, segundo esta pesquisa. É um dos países mais acessíveis do continente, onde muitas pessoas falam inglês, especialmente nas principais cidades e na costa. Portugal é o 7º país do mundo com melhor proficiência em inglês, conforme o ranking “EF English Proficiency Index” de 2021. Além disso, Portugal possui praias ensolaradas, rica gastronomia e excelentes vinhos, cuidados médicos de boa qualidade, segurança e uma arquitetura espetacular. Um lugar especial para tirar o máximo da sua pensão.

Portugal É Um País Seguro

​​Portugal tem dos níveis mais baixos de violência na Europa, segundo Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia. Em 2021, Portugal foi considerado o 4º país mais pacifico do mundo, segundo ranking do Instituto de Economia e Paz (IEP), que afere os níveis de paz mundial. 

Custo De Vida Em Portugal

Segundo o site numbeo.com, o custo de vida em Portugal é, em média, 30% menor que nos Estados Unidos, excluindo o aluguel. Esse item, especificamente, pode custar metade no país europeu, em relação ao americano.

Lisboa x San Francisco x New York: Comparação Dos Custos de Vida

Impostos Em Portugal Para Não Residentes

Em relação aos impostos, o governo português também vem tomando medidas para tornar o país um lugar acolhedor para os expatriados. Através do Estatuto de Residência Não Habitual (NHR) os novos residentes podem obter 10 anos de benefícios fiscais, com uma tributação mais baixa sobre as pensões obtidas no exterior já tributadas ou não no país de origem. Através do Golden Visa, criado em 2012, é possível obter uma autorização de residência a partir de investimentos em Portugal, como transferência de capitais ou aquisição de imóveis. 

Regime Fiscal do Residente Não Habitual (RNH) em Portugal: saiba tudo

Saiba agora como obter o seu Golden Visa e viver em Portugal. Converse com um dos nossos consultores.