Um dos destinos favoritos dos brasileiros, Portugal é também um dos países mais escolhidos na hora de se morar no exterior. Pensando nisso, a Remessa Online preparou um artigo com as sete melhores cidades para se morar em Portugal!

Por que os brasileiros escolhem morar em Portugal?

Em 2017, cerca de 85.500 cidadãos brasileiros moravam em Portugal.  A decisão de residir no país vai muito além da similaridade com o idioma, já que o clima, o custo de vida e as oportunidades de emprego para estrangeiros atraem não só brasileiros, mas pessoas do mundo inteiro.

Uma lista divulgada pelo Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) de 2017 mostra que as dez principais nacionalidades presentes em Portugal são naturais de:

  1. Brasil
  2. Cabo Verde
  3. Ucrânia
  4. Romênia
  5. China
  6. Reino Unido
  7. Angola
  8. França
  9. Guiné-Bissau
  10. Itália.

Ainda neste relatório, foi revelado que cerca de 68% dos estrangeiros residem em Lisboa, Faro e Setúbal.

Conheça essas e outras cidades para se morar em Portugal agora! 

Lisboa

Favorita do público de 18 a 40 anos, a capital portuguesa é a maior cidade do país e possui grandes oportunidades de emprego, além de contar com diversas atrações culturais e artísticas.

Além da forte presença cultural, os pontos fortes desta cidade são educação, segurança e saúde. O transporte público também é de ótima qualidade, muitas vezes excluindo a necessidade de se alugar ou possuir um carro.

Bairros recomendados para se morar: Belém, Campo de Ourique, Chiado, Parque das Nações e Alfama.

Faro

Morar em Portugal, principalmente na região do Algarve, onde Faro se encontra, é conviver com verões longos, praias calmas e clima mediterrâneo.

Por abrigar um dos maiores aeroportos do país, Faro é considerada porta de entrada da região e centro turístico. Também por isso, as maiores oportunidades de emprego nesta cidade estão ligadas ao turismo, em especial em hotéis, bares e restaurantes.

Apesar de possuir uma população de faixa etária elevada, recebendo prêmios como a melhor cidade para se aposentar em Portugal, a cidade também abriga diversos estudantes, já que nela se encontra a Universidade Algarve, uma das mais requisitadas de Portugal!

Setúbal

Para aqueles que desejam economizar um pouco, mas não abrem mão de morar ou trabalhar em Lisboa, Setúbal é uma ótima opção. A cerca de 50km da capital, a região possui forte atividade portuária e têm fortalecido sua infraestrutura nos últimos anos, em especial nas áreas de educação e saúde.

Para se deslocar entre as cidades, a moradora atravessará diariamente a famosa Ponte 25 de Abril, levando em média 50 minutos para percorrer o trajeto.

O custo de vida em cada bairro de Setúbal não varia tanto, mas Monte Belo é considerado o local com maior infraestrutura e prédios mais novos, aumentando o valor do aluguel.

Considere morar em Bonfim, Pinheirinhos ou Terroa, áreas mais acessíveis e igualmente agradáveis!

Porto

Polo cultural e gastronômico, a cidade do Porto encanta com sua arquitetura e paisagens fantásticas. Sua localização próxima das praias pode ser um ótimo atrativo, apesar do alto custo do aluguel na cidade.

O custo de vida elevado na cidade se deve ao fato desta receber muitos turistas, o que também gera trânsito e até mesmo escassez de lugares para alugar.

Os lugares mais procurados para morar na cidade são: Bonfim, São Nicolau, Ribeira, Aldoar e Cedofeita.

Coimbra

Uma cidade historicamente universitária, Coimbra é uma das cidades mais importantes de Portugal por sua infraestrutura e organização. É estipulado que cerca de 25% da população estude na Universidade de Coimbra, fundada em 1290 e mais antiga do país.

Contando com um polo de empregos muito forte nas áreas industriais, nos serviços de tecnologia e em cuidados de saúde, a cidade é considerada um dos melhores lugares para se morar em Portugal e um dos mais próximos ao clima de certas regiões do Brasil, principalmente pela proximidade com as montanha e o mar.

Os melhores bairros para morar em Coimbra são Vale das Flores, Solum e Santa Clara. 

Sintra

Uma vila localizada na área metropolitana próxima de Lisboa, Sintra é também uma cidade “dormitório”, similar à Setúbal. Com 30km de distância da capital, a viagem de trem entre as duas cidades dura cerca de 40 minutos.

O ambiente da cidade mistura o centro histórico que parece congelado no tempo com avanços tecnológicos que colocam a cidade nos maiores rankings de desenvolvimento de saúde e educação do país.

Os bairros mais clássicos da cidade são Linhó, Portela de Sintra, Abrunheira, Albarraque, Alcabideche e Fitares.

Ficou ainda mais empolgada para morar em Portugal? Não deixe de pesquisar mais informações, como os melhores sites para encontrar emprego no país, as áreas que contratam imigrantes e a documentação necessária para morar no país!

A Remessa Online é nossa parceira! É a primeira plataforma independente de transferências internacionais que podem ser feitas totalmente online. A plataforme vem oferecer maior facilidade, rapidez e tranquilidade para todos os brasileiros que querem passar longos períodos em outros países ou que, pelas mais diversas razões, querem transferir grandes quantias para o exterior.

 

Autor: Wesley Satu
Remessa Online