Mais uma vez, Portugal é reconhecido por oferecer o melhor programa de Residência por Investimento do mundo. O Golden Visa de Portugal conquistou o primeiro lugar nos índices anuais publicados pela Henley and Partners, que classificam os Programas de Migração mais atraentes do planeta.

Os factores que são analisados no índice são os seguintes:

  • Reputação
  • Qualidade de vida
  • Acesso sem Visa- ou Visa-em-Chegada
  • Tempo e qualidade de processamento
  • Conformidade
  • Requisitos de investimento
  • Imposto
  • Custos totais
  • Tempo para a Cidadania
  • Requisitos de cidadania

A edição deste ano foi ampliada e passou a incluir a análise e comparação de 40 programas, o maior número até o momento. Os outros países que fizeram o ranking são: Grécia, Jersey, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Canadá, Chipre, Irlanda, Dubai (EAU), Letônia, EUA, Mônaco, Hong Kong, Coreia do Sul, Tailândia, Panamá, Maurício , Bulgária e Malásia. 

O segundo lugar no ranking dos “mais importantes Programas de Residência por Investimento do mundo” é compartilhado pela Áustria e Itália. O Programa de Residência Suíço aparece em terceiro lugar nesta classificação. 

Já Malta levou o primeiro lugar na categoria Cidadania por Investimento, numa disputa com países como Macedônia do Norte, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, Granada, Dominica, Turquia, Jordânia, Egito, Vanuatu e Camboja.

Qual a diferença entre Cidadania por Investimento e Residência por Investimento?

Existe uma confusão bastante comum entre esses dois modelos de Golden Visa. Antes de mais nada, preciso esclarecer que o Golden Visa é, na verdade, um programa específico desenvolvido por alguns países que concede aos investidores o direito de residência e/ou de obtenção de cidadania em troca de um investimento qualificado. ​​Existem mais de 100 países ao redor do mundo que possuem legislação de visto dourado em vigor. 

No entanto, alguns deles concedem de imediato a cidadania (como é o caso do Golden Visa de Malta), e esses programas são chamados de Programas de Cidadania por Investimento. Outros, concedem de imediato a residência, ainda que sem a obrigação de tornar-se residente, mas com a possibilidade de obter a cidadania após determinado tempo (como é o caso do Golden Visa de Portugal), e esses são chamados de Programas de Residência por Investimento.

Saiba quais as modalidades de investimentos abrangidas pelo Golden Visa Portugal

Quais os Principais Benefícios do GV Portugal?  

O Golden Visa Portugal reúne uma série de características que o torna o mais atraente do mundo, a começar pela grande variedade de opções de investimentos compreendidos pelo programa, sendo EUR 250.000 o valor mínimo de investimento. As vantagens do Golden Visa Portugal são muitas: 

  • diferentes modalidades de investimentos abrangidos pelo programa; 
  • valores mínimos de investimento bastante competitivos;
  • possibilidade de beneficiar toda a família com um mesmo investimento; 
  • exigencia mínima de estadia de aproximadamente 7 dias por ano no país;
  • possibilidade de trabalhar no país;
  • possibilidade de aquisição da cidadania após 5 anos de investimento;

Os Programas de Golden Visa vão acabar?

Os programas de passaportes e vistos dourados de todo o mundo passam nesse momento por um escrutínio rigoroso. Eles estão no centro das atenções internacionais há algum tempo, com crescentes pedidos para banir completamente tais programas. A pressão aumentou à medida que alguns países (como Malta e Portugal) anunciaram a suspensão de concessão de vistos dourados para cidadãos russos.

A União Europeia se prepara para emitir controles mais rígidos em todos os seus estados membros e já estuda a possibilidade de uma eliminação gradual dos esquemas de passaporte dourado em todo o mundo. Também é analisada a viabilidade de imposição de regras comuns a todos os programas e verificações muito mais rigorosas de seus requerentes e familiares (inclusive em sistemas de justiça e assuntos internos da UE e de países terceiros).

Entre 2011 e 2019, mais de 130.000 pessoas obtiveram residência ou cidadania em países da UE por meio de programas de Golden Visa. O investimento total é estimado em € 21,4 bilhões, segundo o Parlamento Europeu.

Ou seja, ainda é possível requerer o seu Golden Visa!

Aos investidores interessados em obter o Golden Visa Portugal a recomendação é de que façam o seu investimento o mais brevemente possível. Caso tenha interesse em saber mais, você pode agendar uma reunião com um de nossos consultores pelo nosso formulário de contato disponível aqui, ou consultar a nossa página sobre o Visto Gold.