Os últimos anos foram marcados por um grande aumento na mobilidade global. A rápida transformação digital, com maior acesso à informação, internet mais veloz, a possibilidade de trabalhar ou estudar remotamente, assim como uma melhoria nas comunicações e transportes, tem tornado cada vez mais comum o desejo de viver em outro país, temporariamente ou, até mesmo, definitivamente. Para quem vive em grandes metrópoles e está acostumado com um custo de vida alto, a ideia pode ser ainda mais tentadora. Especialmente se for possível manter os salários do país de origem, e gastar menos no destino escolhido. E por que não?
Baseado no site Numbeo, uma espécie de Wikipedia dos preços ao redor do mundo, é possível aferir o quanto poderá valer o seu salário se decidir viver em Portugal. E mesmo que ele possa parecer baixo para os padrões do seu país, ele certamente será suficiente e até valerá mais em terras lusas, garantindo uma boa qualidade de vida.

Viver melhor. Por menos.

Com quanto dinheiro, poderei viver bem em Portugal? Essa é uma pergunta que vai depender muito da cidade que você irá escolher para morar, o seu estilo de vida e o número de pessoas que compõem a sua família. Portugal tem um dos salários mínimos mais baixos da Europa (705€), e também por isso, viver no país não custa assim tão caro.
De modo geral, costuma-se dizer que um casal pode viver confortavelmente em Lisboa com 1.500 a 2 mil euros por mês. Boa parte desse valor será gasto com moradia, por isso, a escolha de onde viver irá fazer toda a diferença no orçamento. Locais turísticos e grandes metrópoles como Lisboa e Porto são regiões mais caras. Por outro lado, é possível gastar menos, mesmo vivendo em zonas próximas a essas cidades. Por isso, é sempre bom fazer o planejamento baseado nas suas necessidades e na cidade escolhida para chamar de lar. 

Comparando custos de vida: Lisboa x San Francisco x New York

Para chegar a valores mais reais, escolhemos duas importantes cidades americanas para fazer a comparação de preços com a capital portuguesa: San Francisco, CA e New York, NY. Segundo o site numbeo.com, uma pessoa que ganha $3.017 mensais em San Francisco  poderia manter o mesmo padrão de vida com apenas $1.250 em Lisboa. Isso, assumindo o custo do aluguel em ambas as cidades. Este cálculo pressupõe ganhos líquidos, ou seja, após o imposto sobre o rendimento. Já em New York, seria necessário um salário de cerca de $3.000 para manter o padrão de vida alcançado em Lisboa com menos da metade deste valor.
Cabe destacar que Lisboa é a cidade com o custo de vida mais elevado de Portugal. É possível residir em outras cidades e gastar menos. O Porto, segunda cidade mais importante do país, possui um custo de vida 11% mais baixo que Lisboa. Braga, outro exemplo, tem custo de vida 19% mais baixo que o da capital. Quem preferir morar em zonas com menor densidade populacional, irá desembolsar ainda menos e ainda assim desfrutar de toda a qualidade de vida oferecida em Portugal. 

Quanto custa a moradia em Lisboa?

Moradia é um dos itens que mais pesa no orçamento, por isso deve ser analisado individualmente. Segundo o Numbeo, o aluguel mensal de um apartamento de 3 quartos no centro da cidade de New York está avaliado em $6.500. Em San Francisco, o valor é semelhante: $6.850. Já em Lisboa essa mesma tipologia de imóvel pode ser alugado por $1.850, cerca de 70% menos.
Se a opção não for alugar e sim comprar um imóvel, os apartamentos localizados no centro de Lisboa custam em média 63% menos que nas duas cidades americanas. O valor do metro quadrado em Lisboa está avaliado em $5.330, contra $15.340 em New York, e $13.152 em San Francisco.

Custos com educação em Lisboa

A educação é algo muito valorizado na escolha de uma nova cidade para viver. Em Portugal, a educação custa bem menos que nas cidades americanas. Os valores das mensalidades em escolas privadas para crianças até aos 5 anos  podem custar até 81% menos em Lisboa que em San Francisco e New York. Cabe destacar que o ensino até ao 12º ano é obrigatório e oferecido gratuitamente no país. E muitas das escolas públicas se destacam em rankings nacionais, com pontuação semelhante a de escolas privadas.
No caso do ensino universitário, essa diferença de valores pode ser ainda maior. Vale ressaltar que as universidades portuguesas, mesmo as públicas, não são gratuitas. Ainda assim, as licenciaturas em Portugal têm valores atraentes para estrangeiros. O custo médio de uma licenciatura na Universidade de Lisboa  é de 980$ anuais para estudantes locais e cerca de 7.900$ para alunos internacionais. Vale lembrar que os estrangeiros que vivam 5 anos legalmente em Portugal poderão requerer sua cidadania e usufruir de mensalidades mais baratas nestas instituições.
Apesar de ainda ser um dos países mais pobres da Europa, Portugal tem obtido excelentes resultados em avaliações internacionais de educação como o PISA, voltado para alunos até os 15 anos, sendo o único país do continente que melhora seu desempenho a cada ano.  Além disso, 7 universidades portuguesas estão na lista das 1.300 melhores universidades do planeta segundo a QS World University Ranking. A Universidade do Porto está entre as 300 melhores do mundo.

A saúde em Portugal é mais barata que nos Estados Unidos?

Sim, com certeza!
Nos Estados Unidos, a saúde é um item bastante caro, de modo geral. O país não conta com um sistema único de saúde, mas sim com variados programas independentes, regulados de forma autônoma pelas 50 unidades federativas e patrocinados pelo mercado. Os seguros de saúde populares como o Medicaid e o ACA (Affordable Care) não atendem toda a população e seus serviços deixam a desejar. De acordo com o Health Markets, o custo médio mensal do seguro privado de saúde na Califórnia é de 430$,  e geralmente não cobre todas as despesas. Já os seguros de NY estão entre os mais caros do país, com valores mensais em torno dos 700$ e franquias altas. 

Quanto custa a saúde em Portugal?

Em Lisboa, um seguro privado de saúde custa por volta de $100, dependendo da idade do paciente e do tipo de cobertura desejada. De modo geral, estes seguros exigem que o seus utilizadores arquem com um percentual dos gastos com consultas e internamentos. Algo em torno dos 20% da despesa total. Uma consulta com um médico especialista custa, em média, $80.
Portugal também oferece atendimento médico público e de qualidade através do Sistema Nacional de Saúde. O sistema é universal, mas não é totalmente gratuito. Existem taxas moderadoras para evitar o seu uso excessivo, no entanto estas são pequenas. Para uma consulta de medicina geral, por exemplo, o valor da taxa moderadora é de $5. Além disso, muitos cidadãos estão isentos deste pagamento, como desempregados, grávidas, doadores de sangue, doentes transplantados, menores de 17 anos, entre outros. Em Portugal, 93% dos inscritos no SNS têm um médico de família. O governo possui, ainda, programas de subsídios de remédios, sobre os quais o Estado paga parte do valor e o utente o restante. Existem 4 escalões de comparticipação, que variam de 90% a 15% do valor do medicamento.
Segundo o mais recente relatório do Euro Health Consumer Index, Portugal ocupa o 13º lugar no ranking de sistemas de saúde europeus. É importante ressaltar que os estrangeiros que vivem legalmente em Portugal também podem usufruir do sistema público de saúde.

Custos de alimentação em Lisboa

A alimentação também é mais barata na cidade europeia; sejam as compras adquiridas em supermercado ou as refeições feitas em restaurantes. Refeições em restaurantes lisboetas custam, em média, 50% menos que em New York, e 46% menos que em San Francisco.
Até manter os vícios pode ser mais econômico na capital portuguesa, com cigarros e cervejas a preços mais convidativos. Preço médio de meio litro de cerveja comum em Lisboa?? Apenas $2,50, contra $7 em San Francisco e 8$ em New York. Cigarros Marlboro? Em Lisboa, $5,75, contra $15 cobrados em NY e $11,34, em San Francisco.

Preço dos transportes e combustíveis em Lisboa

São poucos os itens que custam mais caro em Lisboa. O combustível é um deles. um litro de gasolina custa atualmente $1,90 na capital portuguesa,  60% mais que em San Francisco e 136% mais que em NY. O valor de um automóvel também é mais alto em Portugal: um modelo equivalente a um Golf 1.4 90kw custa em média $29.300 em Lisboa, contra $25.000 em NY e $24.000 mil em San Francisco.
Apesar disso, o valor do ticket de metro em Lisboa custa $1,70, valor inferior ao cobrado em NY ($2,75) e San Francisco ($2,50). Vale ressaltar que o transporte público em Portugal é de qualidade, sendo muito utilizado por cidadãos de todas classes sociais, inclusive por aqueles que possuem veículo próprio.

Lazer

Não há qualidade de vida sem boas opções de lazer, e isso é algo que não falta em Lisboa. Além de poder aproveitar sua riqueza cultural, com seus monumentos centenários, igrejas de beleza singular, e praias ensolaradas, a capital portuguesa também tem boas opções em teatro, música, festivais… E com custo acessível como é possível ver, tomando por base o valor de um ticket de cinema: em Lisboa custa em torno de $8, contra $17 em NY e $15 em San Francisco.

Qual a média salarial em Lisboa?

Em média, os salários em San Francisco e NY são de quatro a cinco vezes mais altos que em Lisboa. Enquanto o salário médio na capital portuguesa é de $1.200,  em New York esse valor se aproxima dos $6.000, enquanto que em San Francisco são quase $8.000. Já pensou em gastar um salário desses numa cidade portuguesa? Não é à toa que muitos americanos têm procurado Portugal para viver. O país já foi considerado o melhor destino no mundo para o trabalho remoto, de acordo com o site de viagens Momondo. Também está na lista dos melhores destinos para desfrutar da aposentadoria, ocupando a 4ª posição no “2022 Annual Global Retirement Index”. Além disso, Portugal é o 7º país do mundo com melhor proficiência em inglês, conforme o ranking “EF English Proficiency Index” de 2021, o que facilita muito a vida dos americanos que não dominam o idioma português.

 

ItemDiferença de preços entre Portugal e EUA 
Preços ao consumidor (sem aluguel)Em Lisboa é 45% mais baixo em do que em San Francisco e 49% mais baixo que em NY
Preços ao consumidor (com aluguel) Em Lisboa é 58% mais baixo em do que em San Francisco e NY.
Preços de aluguelEm Lisboa é 71% mais baixo em do que em San Francisco e 69% mais baixo que em NY
Preços dos restaurantesEm Lisboa é 46% mais baixo em do que em San Francisco e 50% mais baixo que em NY 
Preços das merceariasEm Lisboa é 59% mais baixo em do que em San Francisco e 50% mais baixo que em NY 
Média mensal do salário líquido (depois de impostos)Em Lisboa é 85% mais baixo em do que em San Francisco e 80% mais baixo que em NY.
Valor médio salarial

 

San Francisco: $7.964
New York: $5.937
Lisboa: $1.207

Fonte: Numbeo (consultado em 03/02/2022)

Se viver em Portugal é também um desejo seu, converse com os consultores da Atlantic Bridge. Eles poderão te ajudar a encontrar alternativas viáveis para realizar esse sonho.

 

Silvia Resende
Silvinha é jornalista na Atlantic Bridge. Baiana, chegou a Portugal em 2015 para construir uma nova vida junto com a sua família. É graduada em Comunicação pela UFBa, no Brasil, e Mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. Já trabalhou como apresentadora de TV, repórter, produtora de eventos, relações-públicas e guia de turismo no Porto. Adora viajar e desbravar o patrimônio cultural de cada lugar por onde passa. É mãe da Malu, de 8 anos, e acha que o Porto é o lugar ideal para educar uma criança.