Quando se fala em Golden Visa é bastante comum fazer a associação imediata aos investimentos em real estate. A aquisição de imóveis em Portugal ainda é a modalidade mais popular entre todas as disponíveis no programa. Entretanto, a opção de investimento em fundos tem se tornado cada vez mais comum e bastante procurada, especialmente por americanos. Muitos preferem investir num produto financeiro do que possuir um ativo físico em Portugal, que poderá  implicar em mais despesas e exigir uma manutenção regular. Os investimentos em fundos representaram 9% das ARI concedidas em 2021, mais que o dobro do ano anterior. E, de acordo com os resultados apresentados nos últimos meses, divulgados pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), a expectativa é que esse percentual volte a dobrar em 2022. Saiba aqui como obter seu Golden Visa Portugal através de fundos de investimento. 

 

Golden Visa Portugal

O programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) em Portugal – conhecido como Golden Visa – é hoje uma alternativa bastante atraente para investidores de todo o mundo.

Além das vantagens de investir em um país como Portugal, que vive atualmente um excelente momento econômico, e em franca expansão, o programa de Golden Visa garante uma série de benefícios para seu requerente e familiares. O maior deles é, sem dúvida, a possibilidade de solicitar a cidadania após o período de 5 anos de investimento, garantindo acesso a um dos Passaportes mais valiosos do mundo, que permite o livre trânsito em 187 países.

Conheça todas as vantagens do Golden Visa Portugal

 

Golden Visa Através de Fundos de Investimento: Quanto investir?

​​Atualmente, a aplicação em fundos de investimento para fins de Golden Visa requer um aporte no valor mínimo de € 500.000,00 em unidades de participação

Esses fundos de investimento ou fundos de capitais de risco devem ser vocacionados para a capitalização de empresas ao abrigo da legislação portuguesa, ter maturidade mínima de 5 anos e pelo menos 60% do valor concretizado em sociedades comerciais sediadas em território nacional. 

 

Quais as Vantagens dos Fundos de Investimento?


Variedade de Produtos Disponíveis

Um fundo de investimento é um produto financeiro que agrega os interesses de vários investidores num tema específico. Na prática, os fundos detêm dinheiro destes investidores, por meio da disponibilização de cotas, com o objetivo de investir em uma estratégia pré definida, sendo geridos por uma entidade administradora, com regulamentação e fiscalização da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM), em Portugal.

Atualmente, existem fundos especialmente voltados ao mercado de Golden Visa, com diferentes produtos financeiros, para os mais diversos gostos: ativos imobiliários, ativos na área da saúde, ativos na área de startups, ativos na área vinícola, etc.

Por exemplo, na área de ativos imobiliários, existem fundos para quem deseja investir em projetos de desenvolvimento, reabilitação ou compra de bens imóveis para fins de alojamento local, residência estudantil ou hotelaria tradicional. Além da possibilidade de receber um percentual da renda obtida nestes aluguéis, alguns conferem ainda o direito a usufruir dos empreendimentos, com o acesso à hospedagens assegurado no ato da contratação. Vale destacar que o mercado imobiliário em Portugal está bastante aquecido: os preços das casas subiram 12,9% no primeiro trimestre de 2022, o valor mais elevado desde que o Índice de Preços na Habitação do INE foi criado, em 2010. O mesmo vale para o turismo no país, que retomou o crescimento após a pausa provocada pela pandemia.

Há também uma variedade de opções de fundos para quem deseja investir em empresas privadas de saúde; clínicas e hospitais. O segmento dos cuidados de saúde tem crescido em Portugal, e o momento pós-pandemia também é promissor. 

Outro modelo de fundo elegível ao Golden Visa que tem atraído a atenção de muitos clientes investe em projetos na vinha e no vinho, assim como na silvicultura, a começar pela cortiça, matéria prima das rolhas. Trata-se de um fundo com uma proposta de sustentabilidade rentável e de redução do impacto pessoal no meio ambiente e na estrutura social que deixamos para as futuras gerações. Atualmente, Portugal é o 9º maior exportador de vinho do mundo, e as suas marcas estão entre as mais reconhecidas internacionalmente.

Fale com nossos consultores e conheça os diferentes fundos de investimento elegíveis ao Golden Visa.


Rentabilidade Atrativa e Moeda Forte

A rentabilidade anual esperada varia em função da modalidade de ativos, bem como sua maior ou menor apetência ao risco. Contudo, em média esses produtos apresentam uma rentabilidade bastante atrativa: em média de 3% a 7% a/a.

Adicionalmente, vale ressaltar que trata-se de um investimento realizado em moeda forte e pouco volátil, o que implica em baixo risco da perda do valor do seu ativo em função de variação cambial.


Burocracia Simplificado

Relativamente às questões burocráticas, a realização do investimento exige basicamente que o investidor possua um NIF e uma conta bancária aberta em Portugal. Os fundos estão bastante acostumados com a realização de investimentos por estrangeiros, tornando a operação simples e rápida. 

Para fins de aplicação ao Golden Visa, o investimento é comprovado essencialmente através de uma declaração da unidade gestora do fundo relativamente à aquisição de quotas (subscrição), o que torna esse processo também mais célere no que se refere ao levantamento documental.  


Gerência do Ativo

Existe também uma praticidade no sentido de que as entidades gestoras fazem a gerência do capital investido. Isso implica que o investidor não precisa se preocupar com a gestão direta do seu investimento, pois existem especialistas responsáveis por isto.

Em oposição, pense, por exemplo, na gestão que o investidor normalmente precisa realizar quando opta pelo investimento em real estate, em país estrangeiro e normalmente à distância. O investidor em fundos não precisa se preocupar com questões relativas à condomínio, vizinhos, aluguel, limpeza ou mesmo manutenção de um ativo. 


Taxas e Impostos

Por fim, destaca-se ainda a vantagem da redução de custos com a transação e impostos decorrentes do investimento, quando comparado com um investimento imobiliário clássico:

  1. Ausência de custos com a corretagem; 
  2. Ausência de impostos a pagar na realização e manutenção do investimento  (em especial IMT e IMI quando se compara com um ativo imobiliário); 
  3. Para não residentes fiscais em Portugal, distribuição e resgates isentos de impostos e 10% de taxação sobre ganhos de capital, como regra 

Para quem visa obter um Golden Visa e uma cidadania europeia, Portugal oferece um caminho extremamente atrativo e com muitas opções de investimento. A opção de aplicar em fundos tem se tornado cada vez mais popular pelas razões que explicamos acima. A possibilidade de reaver o valor investido após o período de 5 anos, com rentabilidade e, ainda por cima, ter acesso a dupla cidadania tem atraído investidores de várias partes do mundo. 


Golden Visa Portugal Eleito o Melhor do Mundo

Se você também deseja investir em fundos e aplicar para o Golden Visa Portugal, converse com nossos consultores. Na Atlantic Bridge oferecemos todo o esclarecimento, consultoria fiscal e suporte na submissão do requerimento, garantindo o seu conforto e segurança ao longo de todo o processo. 

 

Fale agora com um especialista e desfrute de tudo que Portugal tem a oferecer para você e para a sua família.