Parece que 2022 será o ano dos americanos em Portugal. O país tem se tornado um dos destinos de recolocação mais populares do mundo. E as razões são muitas. Cenários idílicos, segurança, benefícios fiscais generosos, e um dos mais baixos custos de vida da Europa Ocidental. Para quem se resolve viver em Portugal, existe a opção de solicitar a cidadania portuguesa após apenas cinco anos de residência legal – um dos prazos mais rápidos da União Europeia. Isso sem falar nos benefícios da cidadania portuguesa; mais liberdade de viagem, melhor escopo para planejamento tributário, maior qualidade de vida e acesso a um porto seguro.

Americanos no topo do ranking do Golden Visa Portugal


Portugal é um bom lugar onde viver e aplicar capital. Os americanos estão, cada vez mais, se dando conta disso, e já representam quase um quarto do número de investidores do Golden Visa Portugal em 2022, segundo os dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF.  Somente nos 4 primeiros meses de 2022, 78 americanos já adquiriram o Golden Visa Portugal, o que representa mais de 20% do total de atribuições.

Durante todo o ano de 2021 foram concedidas 102 Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) para cidadãos provenientes dos Estados Unidos, o que já era um número histórico:  em 2020, foram 75 e em 2019, 65. 

 

Total de Autorizações de Residência por Investimentos Concedidas Autorizações de Residência por Investimentos Concedidas a Americanos
Janeiro/ 20229417
Fevereiro/ 20229421
Março/ 2022 7314
Abril/ 202212126

Fonte: SEF

 

Golden Visa Portugal eleito o melhor programa de residência por investimento do mundo

 

Portugal na rota dos investidores e aposentados


A entrada legal de americanos em Portugal não vem acontecendo somente através da Autorização de Residência por Investimento – ARI. Muitos deles estão chegando no país com o Visto D7, que é voltado para detentores de renda passiva. A atratividade é fácil de explicar: o rendimento médio nos Estados Unidos costuma ser bem mais elevado que em Portugal, fazendo com que este seja um excelente país para os expatriados americanos viverem como aposentados, mantendo um elevado padrão de vida. Foi eleito em 2022 pela
International Living o 4º melhor destino do mundo para se aposentar, e já havia sido citado nos últimos anos em listas semelhantes divulgadas por diferentes publicações e sites. Em 2020, a Forbes chegou a eleger Portugal como o destino de melhor valor na Europa Ocidental da atualidade. “Um lugar onde não só os dólares realmente valem, mas onde a qualidade de vida é alta, a saúde é excelente e de baixo custo, o ritmo é lento e agradável e a população é infinitamente acolhedora”, resumiu a publicação. 

 

Saiba quem pode requerer o visto D7

 

Por que os Americanos estão escolhendo Portugal?

A lista de razões é muito grande, listamos aqui algumas das motivações mais citadas pelos expatriados:

Bom clima

Em Portugal há bastante sol. A média é de 300 dias de sol por ano, um dos valores mais altos da Europa! Portugal tem um clima temperado e as estações são bem divididas. Os verões são quentes e secos e os invernos frios e úmidos. 

Cuidados de saúde gratuitos

Em Portugal, os cuidados de saúde são de alta qualidade e uma fração do custo nos EUA. E se você se tornar um residente permanente, poderá aceder ao sistema nacional de saúde, de caráter universal e praticamente gratuito. 

Saiba tudo sobre saúde em Portugal

Segurança 

Em 2021, Portugal foi considerado o 4º país mais pacifico do mundo, segundo ranking do Instituto de Economia e Paz (IEP), que afere os níveis de paz mundial. Além de ser um país muito pacífico, a sua criminalidade geral também é baixa.

Educação de qualidade e a baixo custo

Muitas famílias americanas vêm a Portugal também pensando na educação dos filhos. A escola pública é gratuita e de qualidade até o 12º ano. E as universidades são muito mais baratas que nos Estados Unidos. 

Reduzido custo de vida

Viver em Portugal chega a custar um terço de viver em cidades dos Estados Unidos, em especial, na Califórnia. Desse modo, ter salários no padrão americano e despesas no padrão português é um excelente negócio. 

Leia nosso artigo sobre custo de vida: Portugal x EUA


Alimentação segura

Portugal tem padrões sanitários e de bem-estar animal muito rigorosos. Alimentos são devidamente rotulados, muitos pesticidas são proibidos pela União Europeia, o que permite uma alimentação muito mais saudável. Em algumas regiões, como a Madeira, os produtos cultivados localmente (como bananas e abacates) são abundantes e de baixo custo.


Lazer e qualidade de vida

Neste pequeno tesouro ibérico há todo tipo de esportes náuticos, os melhores campos de golf do mundo, natureza, qualidade de vida, vinhos e uma gastronomia inigualável. É um país que valoriza a família, com muitos parques públicos, que preserva seu patrimônio, com muitas atividades culturais voltadas para suas comunidades e que respeita as diferenças. 

Portugueses falam inglês

Portugal é o sétimo país onde melhor se fala inglês no mundo, de acordo com o relatório EF English Proficiency Index (EF EPI).

Facilidade nos processos 

Sabemos que o processo de mudança pode ser trabalhoso e com muita papelada envolvida. Apesar disso, Portugal apresenta algumas vantagens face a outros países em relação aos seus programas de imigração. O Estatuto do Residente Não-Habitual prevê benefícios fiscais por um período de 10 anos a pessoas singulares que não tenham sido tributadas como residentes fiscais portugueses nos cinco anos anteriores. O Golden Visa Portugal possui valores de investimento baixos, comparativamente com programas de outros países, além de permitir reagrupamento familiar e a possibilidade de trabalhar no país. As suas taxas consulares também estão entre as mais baixas da Europa.

Portugueses são hospitaleiros e respeitam as diferenças

Os portugueses são muito acolhedores e recebem bem todos os visitantes. O aumento do turismo está aí para comprovar. É verdade que a fama do país foi também resultado da explosão de artigos internacionais sobre suas cidades, e inúmeros prêmios de turismo recebidos nos últimos anos. Mas se os turistas não fossem recebidos tão calorosamente como são, independentemente da quantidade de prémios que Portugal arrecadasse, os resultados nunca seriam estes. 

Portugal é um país que respeita as diferenças, e até apareceu no 1.º lugar de uma lista de 65 países amigáveis para imigrantes, de acordo com um estudo da Inter Nations, divulgado em 2018 na revista Forbes. O estudo mostra que 94% dos habitantes têm atitude amigável em relação aos expatriados, e que quase metade dos expatriados consideram ficar para sempre no país. Não é incrível? Não é a tôa que Portugal seja o 5º melhor país para expatriados no ranking do Expat Insider 2021.

Legislação favorável à imigração

O país possui uma legislação nacional favorável à imigração, permitindo a regularização com relativa facilidade de estrangeiros. Acolhe como nacionais aqueles que residem no país há mais de cinco anos. Possui diferentes vistos para quem decide entrar legalmente no país, seja para trabalhar local ou remotamente, estudar, viver como aposentado ou investir.  

 

Se pensa em morar em Portugal é recomendável buscar a orientação de um especialista. Na Atlantic Bridge ajudamos os nossos clientes a desfrutar da qualidade de vida em Portugal através do visto que melhor se adequa ao seu perfil. Preencha nosso formulário e inicie agora sua jornada.